quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fagocitose e Opsonização!




Fagocitose:

É um importante mecanismo de defesa do organismo, ou seja um mecanismo importantíssimo do nosso organismo que o protege contra a invasão de agentes causadores de doenças.
Na fagocitose a célula envolve e envia partículas sólidas ao seu interior. Um exemplo bastante clássico deste processo ocorre em nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (células de defesa) fagocitam os microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, etc).  Uma vez que o antígeno estiver em seu interior, a célula de defesa se autodestruirá (processo conhecido como autólise). Estas células de defesa têm a importante função de eliminar agentes agressores ao nosso organismo.
A fagocitose ocorre em duas fases, a primeira é o processo de ingestão, no qual a célula gastará bastante energia até carregar a partícula ao seu interior. A segunda é a digestão intracelular da partícula ingerida, aqui alguns microorganismos poderão ser destruídos. Nem sempre ocorrerá autólise.


Opsonização:

É o revestimento de um microorganismo com moléculas de natureza proteica, denominadas opsoninas, que favorecem seu reconhecimento e destruição pelos fagócitos. As principais proteínas envolvidas nesta função são: IgG, frações C3b e C3bi do sistema do complemento e fibronectina. Receptores específicos para as opsoninas estão presentes na parede dos macrófagos, que se ligam ao complexo opsonina-microorganismo, fagocitam-no e o destrói através de mecanismos oxidativos e enzimáticos. Algumas bactérias, E. coli e Pseudomonas, independente de serem opsonisadas, se ligam diretamente aos receptores dos macrófagos. Já os neutrófilos, embora expressem receptores opsônicos similares, não possuem a maioria dos receptores independentes das opsoninas para a fagocitose

Nenhum comentário:

Postar um comentário